top of page

QUALIDADE DOS ORIXÁS / CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS

QUALIDADE DOS ORIXÁS / CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS

 

 

O que vem a ser qualidade?

 

Na realidade se levarmos em conta o real significado da palavra “qualidade” não usariamos o termo correcto no sentido do dicionário, porém são várias as conotações e denotações na Língua Portuguesa.

 

Quando os negros chegaram ao Brasil, oriundos de várias cidades e regiões Africanas, levaram com eles várias formas de se assentar os Orixás. Temos como exemplo os que vieram da região do Daomé, a actual República do Benin, onde só faziam os Orixás Nanã, Omulú, e Oxumaré.

 

Os que vinham da de outras regiões, só faziam os orixás dessa região de onde originavam, como por exemplo, em Oyo só se faziam os vários Xangôs, os provenientes de Ketu, só faziam os Odés e assim por diante.

 

Ao chegar ao Brasil, esses conhecimentos, que antes faziam parte da sabedoria de uma região específica, de uma cidade ou de uma tribo, passou a ser, todo esse conhecimento, parte de uma só casa. Dessa forma, os Baba ou Iyà, que só sabiam fazer Xangô, por exemplo, começaram a ter acesso aos fundamentos para fazer um Oxóssi, uma Oxum, um Ogum etc.

 

Se continuarmos a análise veremos também que dentro de uma determinada região que detinha o conhecimento para fazer um Oxóssi, poderia, ainda dentro dessa mesma região, ter diferentes formas e fundamentos no modo de fazer e assentar um mesmo Orixá; foi isso o que veio no Brasil e também em Portugal, a ser reconhecido como o que chamamos QUALIDADE.

 

Sei que muitos poderão não concordar com a utilização deste termo – QUALIDADE – e também não tenho a pretensão de discordar ou concordar, ou mesmo de passar orôs, discutindo se o termo QUALIDADE estará certo ou errado, porém, caso se prove de facto estar errado, o que importa aqui passar são as várias formas de se conhecer como eram vistos os diversos Orixás, e como eram cultuados nas várias tribos, cidades e regiões Africanas.

 

Em diversos posts temos vindo a passar alguma informação detalhada sobre as principais qualidades dos 16 principais Orixás cultuados no Candomblé Ketu, e essa tarefa ainda não está concluída, mas pensei que seria importante uma vez mais procurar esclarecer o que são QUALIDADES DE ORIXÁS, devido ao elevado numero de questões e ao teor das mesmas sobre este assunto.

 

O PANTEÃO DOS ORIXÁS DO KETU nada mais é que a junção das energias de todo os elementos da natureza, cada elemento da natureza é por nós representado por um ORIXÁ..

 

Aprendemos a sentir e manipular essas energias individualmente através de cada ORIXÁ, os filhos (iawos) nascidos sobre a influência do ORIXÁ detém mais energia do seu influente que os filhos de outros ORIXÁS. Ligação essa, que nós preservamos e usamos não só para nós, mas também para as pessoas que nos procuram, mesmo sem ter ligações diretas com a religião.

 

Em nossa religião, é fundamental que ocorra uma grande integração com a natureza, pois quanto maior o contato com a natureza, maior será seu desenvolvimento, sua energia, seu axé e, portanto, maior será o cordão (elo) de ligação com seus ORIXÁS.

 

No entanto, temos ainda que considerar que todos nós temos 3 ORIXÁS que nos regem e guiam durante nossa existência aqui na Terra. E somente um iniciado no ALTO CANDOMBLÉ é que pode identificá-los quando da leitura de Búzios Consagrados daquela pessoa.

 

Mas, de uma forma bem simples, podemos dizer que o primeiro ORIXÁ que toda pessoa tem, é o ORIXÁ DE CABEÇA. É o ORIXÁ mais importante para aquela pessoa, pois é o ORIXÁ que cuida da cabeça dela, ficando este ORIXÁ postado na cabeça. é aquele que se liga a pessoa no exato momento de sua fecundação

 

Depois vem o ORIXÁ que se situa no ombro direito, é o ORIXÁ que cuida do nosso espírito ou alma.

 

E, um terceiro ORIXÁ que se situa no ombro esquerdo que é o ORIXÁ que cuida do corpo material.

 

Existe ainda um quarto ORIXÁ, que costumamos chamar de ORIXÁ protetor. É o ORIXÁ que rege o dia de nascimento da pessoa e somente se liga à pessoa no momento que ela nasce aqui na Terra.

 

Cada um destes ORIXÁS tem vários “exus-de-apoio” - que são as ENTIDADES que trabalham para aquele determinado ORIXÁ. São eles que fazem o serviço pesado, limpam as energias da pessoa, recebem em nome do ORIXÁ todos os pedidos e oferendas e são encarregados de fazer a energia destes pedidos e oferendas chegar às mãos dos ORIXÁS.

 

Saber conciliar as características de cada ORIXÁ com as suas características de personalidade e comportamento é uma tarefa difícil e sempre é bom que se utilize a orientação de um iniciado no ALTO CANDOMBLÉ para entender melhor como estas forças se manifestam em cada atitude sua e até entender melhor o porquê de determinados comportamentos seus perante a algumas situações.

 

 

 

NAS OUTRAS PÁGINAS VAMOS FALAR DE CADA ORIXÁ E SUAS QUALIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS

CLIQUE NO TEXTO ABAIXO PARA IR NA PÁGINA 

Anchor 2
bottom of page