SIMBOLOGIA DA ÁGUIA NA CULTURA CIGANA
Simbologia da Águia na Cultura Cigana
Em variadas conversas sobre os símbolos ciganos, identifiquei a constate indagação sobre o quê representaria a Águia para os povos desta etnia, mas como desconheço fontes diretas sobre o tema, resumi conforme o entendimento que tenho da ave e por ela aparecer com seus simbolismos em algumas lâminas do tarô, tais como as lâminas 3 e 4 - A Imperatriz e O Imperador respectivamente.
A Águia é símbolo de força, de nobreza, de astúcia e de sagacidade. Faz lembrar a soberania perante os demais por seu alto vôo. Representa os bons presságios, a vitória, a conquista do espaço, a liberdade, o vigor, os vastos horizontes a serem explorados. Indica, sobretudo, vigilância e coragem.
Esta ave está ligada ao Elemento Ar pela qual sugere consciência da realidade, mente superior, sabedoria e flexibilidade. Outrossim, representa a força espiritual, o conhecimento intuitivo e a constante evolução. Quando se refere à etinia cigana, não trata de um símbolo ligado diretamente a esta cultura, pois entre as aves a Coruja é popularmente mais relacionada ao Povo Sem Fronteiras. Contudo, não se faz necessária uma apreciação profunda para notar que a representatividade da Águia diz muito sobre o estilo de vida cigana, mesmo não constando em meio aos simbolismos ciganos mais tradicionais.
Valéria Fernandes